Escuteiros da Europa
Utilizador
Password
 
 
 
» Home » Notícias » Ano Escutista 2012/2013
HABEMUS PAPAM!
Às 18:06 do dia 13 de Março saiu o fumo branco pela chaminé da Capela Sistina, onde os cardeais eleitores da Igreja Católica se reuniram em conclave, anunciando ao mundo que Bento XVI tem um sucessor.

A cadeira de São Pedro tem um novo ocupante.

Ao final de uma tarde de emoções, milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro e em todo o mundo, pela televisão e redes sociais, souberam da boa nova transmitida pelo cardeal Jean-Louis Tauran.

Em Latim, ficaram a saber que o novo Papa eleito era o cardeal Jorge Mario Bergoglio, de nacionalidade argentina, que adoptou o nome de Francisco.

Mal o fumo escapou pela chaminé, os sinos da Basílica de São Pedro repicaram em anúncio da eleição do sucessor de Pedro.

O novo Papa iguala assim a eleição do seu antecessor, o Papa Emérito Bento XVI, também ele eleito ao segundo dia após quatro votações.

A identidade do escolhido e o nome apostólico que escolheu foram conhecidos quando o nome de Jorge Mario Bergoglio, o novo líder de milhões de católicos que escolheu o nome de Francisco, foi anunciado na varanda da Basílica de São Pedro.

De seguida, foi o próprio Francisco Pontifex que surgiu perante a imensa multidão reunida na Praça de São Pedro para dar a sua bênção Urbi et Orbi, à cidade e ao mundo. Não o fez, no entanto, sem antes se recolher em oração na Capela Paulina.

O sucessor de Bento XVI e que nos próximos anos vai calçar as "Sandálias do Pescador" foi eleito à quinta votação, segunda da parte da tarde de Quarta-Feira. O conclave dos 115 cardeais reuniu-se desde Terça-Feira com a missão de escolher o sucessor de Bento XVI, que resignou ao papado no dia 28 de Fevereiro.

É a primeira vez nos últimos 600 anos que coexistem um Papa Emérito com um Sumo Pontífice.

É também o primeiro Papa Jesuíta a ocupar a cadeira de São Pedro.

 
 
 
2008 © Associação das Guias e Escuteiros da Europa, Portugal - Todos os direitos reservados