Escuteiros da Europa
Utilizador
Password
 
 
 
» Home » Notícias » Ano Escutista 2012/2013
Mensagem de Quaresma
Quaresma: um tempo para amar com qualidade...

Quando se fala em Quaresma, a primeira ideia pode ser de repulsa, medo. Isto porque normalmente anda associada à ideia de sacrifício, penitência. Ora, este tempo santo da Quaresma (quarenta dias) deve ser vivido como oportunidade de preparar convenientemente a maior festa dos cristãos, que é a Páscoa. O número 40 é simbólico e tem muitas referências na Bíblia, mas pode significar toda a nossa vida como preparação para a grande festa do encontro com o amor pleno e total (Deus).

É principalmente um tempo de graça para a renovação interior, para crescer na fé, na esperança e na caridade; numa sociedade consumista que dá tanta importância ao ter e ao prazer, onde impera a lei do mais forte, a vida agitada e muitas vezes vazia de sentido, é importante darmos espaço a Deus, abrirmos o coração aos irmãos, experimentarmos amar com qualidade, ou seja, sem amarras, totalmente desprendidos, valorizando mais o ser que o ter. Valemos sobretudo pelo que somos, pelos nossos sentimentos, pelo sentido que damos à vida, pela solidariedade e pela partilha.

Senhor, na minha simplicidade e verdade, aqui estou disponível para me encontrar contigo, para sentir a Tua presença amorosa e reconfortante. Ao teu lado sentirei força para dominar todos os meus sentidos e abrir o coração às necessidades dos nossos irmãos. No deserto da minha vida, encontrarei a fonte da água viva que sacia o meu desejo de felicidade. Ensina-me Senhor a aceitar o Teu perdão e a Tua luz, a deixar tudo o que é falsidade para me sentir uma nova criatura e a sonhar com uma vida de amor e santidade.


Boa caminhada!

Padre Aniceto Morgado
Conselheiro Religioso Nacional

 
 
 
2008 © Associação das Guias e Escuteiros da Europa, Portugal - Todos os direitos reservados