Escuteiros da Europa
Utilizador
Password
 
 
 
» Home » Notícias
80 anos de vida... 40 anos Guia da Europa... o exemplo da Chefe Zezinha para todos nós
Olá Guias e Escuteiros da Europa.

Sou a Maria José Rodrigues, mas sempre me trataram por chefe Zezinha. Muitos de vós já não sabem quem eu sou. Eu bem queria, mas a idade e as pernas já não me deixam andar por aí como nos tempos antigos, como na altura em que eu era Chefe de Companhia. Não sabíamos nada de escutismo e logo fomos acampar para França. Foi uma aventura.

No passado sábado, dia 17 de Fevereiro, tive uma grande surpresa. Vieram aqui a minha casa ter comigo, o Sr. Comissário Vítor e a sua Catarina, veio a Dulce e a Vânia e outras meninas que passei a conhecer, a Clara, a Cátia, a Fabiana, a Lília e a Natália.

Vejam bem, vieram-me pedir para contar as minhas lembranças, e eu que tenho tantas. Ai, passava os dias a conta-las. A Dulce já me tinha dito que vinham cá. Não perdi tempo, fui logo tirar a minha farda do armário. Pensei que nunca mais ia vestir a minha farda que por tanto lado andou. Estou tão contente.

Mas a surpresa não ficou por aqui, deram-me umas fitas e uma insígnia de metal a dizer RS (Rende Serviço). Eu bem que rendia mais serviço, mas faço 80 anos este ano, só me resta rezar, por todas as Guias e Escuteiros da Europa. Eu acho que não merecia tanto carinho e disse-o várias vezes. Mas gostei tanto.

Ainda me ofereceram uma prenda, ai mas que rica prenda. Uma fotografia. Eu e a chefe Fernanda, e que Deus a tenha em bom lugar, numa assembleia geral em Caneças. Lembro-me bem. Fizemos um teatro sobre a Estrelinha, que era uma novela que dava na altura. Ai o que eu me ri dessa vez. Já era velhota, mas ainda me safei, pusemos todo o mundo a rir.

Peguei na fotografia e beijei, beijei muito. Que saudades eu tenho da minha chefe Fernanda, éramos boas companheiras, andávamos sempre as duas. Diziam os mais novos, lá vem a terceira idade, mas a juventude esta no coração. Foi ela que me levou para os escuteiros e partilhou comigo o seu amor por esta associação.

Quando fiz a minha promessa eu disse, se Deus quiser para sempre. E enquanto as minhas forças me deixarem, eu rezo, estarei sempre ligada à Associação das Guias e Escuteiros da Europa. Eu mandei recado a Dulce, passa cá que eu quero pagar as quotas.

Ai, meninas, muito obrigado por este dia feliz, que eu gostei tanto.

Chefe Zezinha

Obrigado ao Fogo de Nossa Senhora de Fátima por ter tido a iniciativa desta actividade e desta homenagem.

       
 
 
 
2008 © Associação das Guias e Escuteiros da Europa, Portugal - Todos os direitos reservados